terça-feira, 5 de abril de 2011

Sobre os minicursos.

Confira abaixo a relação dos minicursos que serão disponibilizados no evento.
Obs.: Saiba aqui como proceder a sua inscrição.


Relação de Minicursos

01.

A Era dos Exorcismos (1614-1999): a figura do diabo no imaginário ocidental e os desafios da historiografia


Philippe Delfino Sartin (Mestrando, UFG)


Resumo:

A proposta deste minicurso é discutir a polissemia da figura do diabo no imaginário ocidental, localizando-a em diversos regimes discursivos – a teologia, a literatura, as ciências humanas etc. A metáfora “A Era dos Exorcismos” se refere ao período compreendido entre a primeira publicação deste rito, no Rituale Romanum do papa Paulo V (1614), e sua primeira revisão, realizada séculos depois, no pontificado de João Paulo II, sob o título de De Exorcismus et Supplicationibus Quibusdam, em 1999. Esta delimitação permite, por um lado, que se lance luz sobre o papel desempenhado pela figura do diabo no que se convencionou denominar de “processo civilizador”. Por outro, integra a tentativa de compreender o interesse que o tema dos exorcismos e da demonologia despertou nos últimos anos, não apenas no meio católico, mas também – e talvez principalmente, no caso brasileiro – entre os adeptos das chamadas igrejas evangélicas, ou neopentecostais. Os discursos sobre o diabo pressupõem discursos sobre o Outro e sobre o mundo e, neste sentido, a sua investigação, por parte das ciências humanas, contribui significativamente para a compreensão do que se tem chamado, às vezes indiscriminadamente, de “o retorno da religião”.
Trata-se enfim, de breves observações e apontamentos que, circunscritos ao problema da “escrita da história”, buscam apresentar caminhos interpretativos já percorridos e por percorrer, indo desde a noção clássica de bruxaria, que agitou o debate demonológico dos séculos XVI e XVII na Europa, até o diabo hollywoodiano das caretas e dos efeitos especiais.

Cronograma:

Dia 07 de junho de 2011 – 18:30 às 20:00 horas: O diabo e as bruxas: conflitos da historiografia.

Dia 08 de junho de 2011- 18:30 às 20:00 horas: Romantismo, ocultismo e satanismo.

Dia 09 de junho de 2010 – 18:30 às 20:00 horas: O diabo no século XX: novas representações.

02.

Ordens de Cavalaria – da Cruzada à Reconquista (a ordem do Templo)

Ademir Luiz da Silva
(Doutor; Professor dos cursos de História e Arquitetura, UEG)

Resumo:

O objetivo deste mini-curso é analisar o papel desempenhado pelas Ordens Militares no contexto político, cultural e religioso da Europa, entre os séculos XII e XIV. Centraremos o debate na Ordem dos Templários, uma vez que sua Regra, escrita por Bernardo de Claraval, tornou-se modelo para as demais confrarias. Será destacada sua atuação no processo de Reconquista da Península, seguido do processo que a diluiu. 

Cronograma:

Dia 08 de junho de 2011 – 8:30 às 10:00 horas:
1 – Cruzada como Guerra Santa
2 – Contexto de formação das Ordens Militares
3 – A fundação, a atuação e a expansão da Ordem dos Templários.
4 – A Regra e a apologia à Nova Milícia de Bernardo de Claraval.

Dia 09 de junho de 2011- 8:30 às 10:00 horas:
1 – A Ordem dos Templários em Portugal.
2 – Gondomar, o templário portucalense.
3 – Atuação da Ordem dos Templários na Reconquista Ibérica.
4 - Relações entre a Ordem dos Templários e a Casa Real Portuguesa.

Dia 10 de junho de 2010 – 8:30 às 10:00 horas:
1 – O processo contra a Ordem dos Templários.
2 – A fundação da Ordem de Cristo em Portugal: confraria herdeira do Templo. 
3 – A Ordem de Cristo e a Casa Real portuguesa
4 – Raimundo Lúlio e a Nova Cavalaria.

03.

História Intelectual e História das Idéias: Uma abordagem Introdutória

Alexandre de Paula Meirelles (Mestrando, UFG)
Makchwell Coimbra Narcizo (Mestrando, UFG)

Resumo:

A História Intelectual e História das idéias é um tema que vem sendo retomado em diversas pesquisas no campo da História e das Ciências Sociais por conta da diversidade metodológica existente na conjuntura atual destas disciplinas. Cada vez mais os pesquisadores através deste tipo de trabalho nos mostram novas perspectivas e sentidos permitindo que uma nova abordagem das “experiências históricas” sejam feitas. O objetivo deste mini-curso é discutir e apresentar algumas metodologias e conclusões a cerca deste campo da História, uma analise didática com o intuito de divulgar este tipo de pesquisa pouco discutida em cursos de graduação.

Cronograma:

Dia 07 de junho de 2011 – 18:30 às 20:00 horas: Uma reflexão acerca dos domínios da História Intelectual e História das Idéias. Buscar-se-á tecer um mapeamento geral desses campos, destacando seus contornos e problemas principais.

Dia 08 de junho de 2011- 18:30 às 20:00 horas: A “Visão de Mundo” e as “Escritas de Si como escritas da história”: Uma analise das obras de Lucien Goldmann e Angela de Castro Gomes como possibilidades da História Intelectual.

Dia 09 de junho de 2011 – 18:30 às 20:00 horas: Uma abordagem da temática no contexto latino-americano. O “nosso próprio mundo” pensado por si, a busca de uma reflexão partindo do Movimento Latino-Americano de História das Idéias.

04.

Representações da Natureza: o cultural e o ambiental na análise de construtos identitários contemporâneos


Rafael Borges
(Doutorando e Professor da Faculdade de História, UFG)


Resumo:


O presente mini-curso tem como proposta debater e problematizar determinadas construções identitárias contemporâneas que se alicerçam em torno de representações estabelecidas a partir da natureza. Sendo o tema de história ambiental que mais se aproxima da história cultural, o minicurso pretende estabelecer os possíveis pontos em que ambas as linhas de pesquisa historiográfica se conectam, sobretudo no que se refere às recentes reflexões críticas ao Projeto Moderno Ocidental. A busca por novos loci de enunciação epistemológica é percebida na denúncia da violência manifestada na forma como a modernidade européia racionaliza e subjuga tanto o Outro quanto a Natureza, na medida em que vai sendo imposta pelo globo. O espaço de análise privilegiado será o continente americano, primeira alteridade essencial para o estabelecimento do ego moderno europeu e, portanto, um lócus de enunciação que visa romper com o discurso monotópico da modernidade ocidentalizante. As fontes históricas a serem problematizadas abrangem desde movimentos sociais, a obras de arte, literárias e cinematográficas.

Cronograma:

Dia 08 de junho de 2011 – 8:30 às 10:00 horas: Debate introdutório: “Natureza e Alteridade no Projeto Moderno Ocidental”.

Dia 09 de junho de 2011- 8:30 às 10:00 horas: Estudo de Caso: “O Movimento Ambientalista e a Identidade Biológica”.

Dia 10 de junho de 2011 – 8:30 às 10:00 horas: Estudo de Caso: “Natureza e identidades nacionais: o caso norte-americano”.

05.

O teatro trágico no século V a.C. em Atenas: mitologia, sociedade e as representações femininas em Eurípides.


Tatielly Fernandes Silva (Mestranda, UFG)

Resumo:

A proposta deste mini curso é discutir o espaço da representação teatral na Atenas Clássica como lugar de entroncamento de múltiplas vozes dentro da pólis e a particularidade de cada autor dramático como voz que ressoa em conjunto sem perder sua singularidade. O estudo do cânone literário, visto que o adorno da representação cênica não nos é mais acessível, formado pelo conjunto de tragédias que nos chegaram completas, permite-nos buscar localizar o autor enquanto mantenedor cultural, produtor, ao mesmo tempo em que o texto (enquanto estrutura), seus personagens, podem também nos fornecer possibilidades de verificação da relação estabelecida entre o feminino, o mitológico e o cívico.

Cronograma:

Dia 08 de junho de 2011 – 8:30 às 10:00 horas: Teatro, tragédia.

Dia 09 de junho de 2011- 8:30 às 10:00 horas: Mitologia e o feminino.

Dia 10 de junho de 2011 – 8:30 às 10:00 horas: Eurípides, Helena.

06.

Noções de Métrica Latina

Francisco Diniz Teixeira
(Doutorando e Professor da Faculdade de Letras, UFG)

Resumo:

Apresentar os elementos básicos da metrificação em fragmentos de poemas de autores latinos como Virgílio, Horácio e Catulo para escansão e leitura.

Cronograma:

Dia 07 de junho de 2011 – 18:30 às 20:00 horas: Apresentação de noções básicas; escansão de trechos de Virgílio.

Dia 08 de junho de 2011- 18:30 às 20:00 horas: Leitura e escansão de trechos de Catulo.

Dia 09 de junho de 2011 – 18:30 às 20:00 horas: Leitura e escansão de trechos de Horácio.


07. 

A História no Ensino de Línguas Estrangeiras

Elaine Arão Gouraud
(Professora e Doutoranda em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras, UFG)

Resumo:

A história é uma ciência que proporciona uma melhor percepção das diferentes manifestações do pensamento, bem como dos fenômenos sociais, políticos, linguísticos, dentre outros. Para uma melhor compreensão deles, é necessário uma perspectiva e abordagem interdisciplinar, visto que a História, a Linguística e a Literatura estão completamente imbricadas entre si, qual seja,  fenômenos existentes em uma delas  justificam, explicam e  esclarecem outros existentes nas demais. Neste minicurso analisaremos a influência de alguns fatos históricos na evolução do francês, inglês e português atuais, para que possamos perceber que é muito mais fácil compreender e falar mais de um idioma, se levamos em conta a origem dos fenômenos linguísticos que provocaram mudanças nas línguas e as trouxeram a seu estágio atual. Personagens como Carlos Magno, Guilherme ' O Conquistador ', Henrique IV, Joanna D’Arc, dentre outros, exerceram fundamental importância na formação do francês, do inglês e do português atuais. A influência exercida entre estas línguas continua existindo até os dias de hoje, fazendo com que o estudo de uma auxilie na compreensão da outra, bem como proporciona uma visão geral dos acontecimentos históricos que contribuíram, e ainda contribuem, para a caracterização de cada uma delas. Analisaremos exemplos de vocábulos existentes no inglês, francês e português atuais, de forma a percebermos que dominar um idioma é mais simples do que parece, desde que tenhamos uma visão interdisciplinar ao estudarmos. O conhecimento da História exerce papel fundamental neste processo, facilitando uma melhor compreensão das línguas e também da realidade. É o que demonstraremos neste minicurso.

Cronograma:

Dia 08 de junho de 2011 – 8:30 às 10:00 horas: A importância da História na formação das línguas indo-européias.  

Dia 09 de junho de 2011- 8:30 às 10:00 horas: Apresentação de fatos históricos e análise de vocábulos pertencentes ao inglês, francês e português atuais, resultantes deles.

Dia 10 de junho de 2011 – 8:30 às 10:00 horas: Análise de vocábulos pertencentes ao inglês, francês e português atuais, resultantes de influências históricas.

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