sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sobre a Programação Geral.

Abaixo disponibilizamos nossa Programação Geral. (Esta é de caráter provisório, pois ainda há detalhes a serem definidos e alguns horários podem ser alterados.)


Programação Geral

1º Dia: 07 de junho de 2011

08:00 – 10:00 horas: Inscrições remanescentes para Ouvintes e Credenciamento.
(Obs.: O Credenciamento acontecerá até as 18 hrs. deste dia.)

10:00 – 12:00 horas: Conferência de Abertura.


Por uma História Antropofágica?
A problemática das relações interdisciplinares

Prof. Dr. Eugênio Rezende de Carvalho (UFG)

Resumo: A conferência pretende explorar – e contribuir com – o debate sobre as relações da ciência histórica com as demais ciências e os outros campos do saber, desde o início do processo de sua constituição como disciplina autônoma até a atualidade. O foco central será, portanto, a análise da problemática das relações interdisciplinares a partir do âmbito da ciência histórica, passando pela abordagem das colaborações dadas, mas também das perturbações provocadas, pelos campos científicos e disciplinares alheios ao território da história e ao ofício do historiador. Por fim, tal análise servirá de fundamento à proposição de uma pauta sintética para o norteamento dessas relações interdisciplinares, utilizando-se da metáfora de uma “história antropofágica”, que se alimenta das sempre bem-vindas contribuições alheias, mas sem perder a sua própria identidade disciplinar, por mais permeável, provisória, dinâmica e contraditória que ela seja. Assim, é como bem afirmou Oswald de Andrade: só a Antropofagia nos une.

14:00 – 18:00 horas: Sessões Coordenadas.

18:30 – 20:00 horas: Minicursos.
(Favor conferir aqui a relação dos minicursos que serão ofertados, e seus respectivos horários.)

20:00 – 22:00 horas: Mesa-Redonda (Teoria da História).
Professores Doutores: Carlos Oiti Berbert Junior (UFG), Cristiano Pereira Alencar Arrais (UFG), Luiz Sérgio Duarte Silva (UFG) e Rafael Saddi (UFG).
*Em breve postaremos maiores informações...*


2º Dia: 08 de junho de 2011

08:30 – 10:00 horas: Minicursos.

10:00 – 12:00 horas: Conferência.


Para além da estética e da retórica: os argumentos éticos na Narrativa Histórica

Prof. Dr. Rafael Saddi (UFG)

Resumo: O objetivo desta conferência é desenvolver uma análise sobre a narrativa histórica como a forma expressiva, de formatação lingüística-literária, da História. Tal forma se expressa, segundo Rüsen, em princípios pré-cognitivos tais como os princípios estéticos e retóricos. A hipótese que pretendemos apresentar é que, além destes dois princípios, a forma expressiva da História lida também com um princípio ético, que fortalece a capacidade de convencimento do público-alvo, fornecendo plausibilidade para o sentido normativo que a história narrada pretende fornecer. Trata-se de ampliar a perspectiva sobre o modo como os valores morais são mobilizados na produção da narrativa histórica e interferem profundamente na produção da verdade histórica e no sentido de orientação que esta História fornece para a orientação temporal do homem na vida prática. Trata-se, também, de diferenciar o modo como estes valores morais são mobilizados em uma narrativa histórica regulada metodicamente, científica, do modo como eles se estabelecem em uma narrativa histórica produzida fora dos âmbitos acadêmicos. O modo científico requer coerência estética, coerência retórica e coerência ética. 

14:00 – 18:00 horas: Sessões Coordenadas.

18:30 – 20:00 horas: Minicursos.

20:00 – 22:00 horas: Ainda a ser definido.

3º Dia: 09 de junho de 2011

08:30 – 10:00 horas: Minicursos.

10:00 – 12:00 horas: Conferência.


As histórias dos antigos e as histórias de hoje

Prof. Dr. Fábio Faversani (UFOP)

Resumo: A apresentação coloca em debate as formas pelas quais a história é entendida pelo público em geral nos dias atuais e a distância que separa o entendimento do público das concepções sobre o que seja a história na academia. Nestes debates acadêmicos, tem sido valorizada crescentemente uma retomada dos estudos da história como pensada pelos antigos e, em especial, do papel da retórica na construção dos textos historiográficos. Sendo assim, dedicamos também alguma atenção a exemplos das múltiplas formas pelas quais os antigos conceberam a história e em que estas percepções podem nos ajudar a pensar o fazer histórico entre os antigos e no presente.

14:00 – 18:00 horas: Sessões Coordenadas.

18:30 – 20:00 horas: Minicursos.

20:00 – 22:00 horas: Mesa-Redonda (História Medieval).
Professoras Doutoras: Adriana Vidotte (UFG), Armênia Maria de Souza (UFG), Dulce Amarante (UFG) e Renata Cristina (UFG - Jataí).
*Em breve postaremos maiores informações...*

4º Dia: 10 de junho de 2011

08:30 – 10:00 horas: Minicursos.

10:00 – 12:00 horas: Conferência de Encerramento.


Micro-História, origens, significados, empregos

Prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado (UFSC)

Resumo: A palestra se focará nas origens contemporâneas da micro-história, notadamente sobre o emprego e as práticas dos historiadores italianos Ginzburg, Grendi e Levi e seus desdobramentos teóricos e metodológicos.

2 comentários:

  1. Vai ter envio de artigos pra publicação?

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonarlley,

    Sim, os artigos serão publicados nos anais eletrônicos do evento e você pode mandar seu artigo completo até o dia 24 de junho.
    Confira no post sobre as inscrições como proceder a sua. (No caso, para publicação - mesmo que você não queira comunicar oralmente seu trabalho -, trata-se da inscrição para comunicadores, ok?)

    Qualquer dúvida, envie um e-mail para semanadehistoria.ufg@gmail.com

    Atenciosamente,
    Amanda.
    (Comissão Organizadora)

    ResponderExcluir